top of page

O que é plágio?

Recentemente, um post na rede do passarinho me deu o que pensar. Nele, uma autora acusava outra pessoa de plágio e muita coisa foi dita sem qualquer apego ao que realmente é. Palavras foram usadas equivocadamente e a advogada e professora em mim não aguentou. Por isso decidi fazer alguns posts sobre o tema do plágio para vocês. Toda semana teremos um.


❌ Hoje começamos com PLÁGIO.



O blog da BIBENG, a Biblioteca da Escolha de Engenharia da UFRGS traz uma definição muito didática para o plágio:


"Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu o conteúdo intelectual produzido por outra pessoa ou grupo. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) e é qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil."

Vamos por aí mais de um tipo de plágio:

  1. Plágio intencional x plágio não intencional

  2. Plágio integral x plágio parcial

  3. Autoplágio


No plágio intencional há dolo. O autor do texto plagiado copia deliberadamente o conteúdo e/ou as ideias do texto original.

No plágio não intencional há culpa. O autor do texto plagiado deixa de referenciar os conteúdos e/ou ideias do texto original, mas não teve a intenção de se apropriar deles. Fez por descuido ou desconhecimento, o que não impede de configurar o plágio.


No plágio integral, o conteúdo plagiado é exatamente igual ao conteúdo original.

No plágio parcial, o conteúdo plagiado possui partes do conteúdo original, sem qualquer indicação de autoria ou referenciamento.


No autoplágio, o autor copia trechos de outras obras de sua autoria no texto plagiado. Isso vale mais para textos não literários, resenhas, resumos, postagens de blog, etc. Além da dificuldade de determinação, o autoplágio não induz à violação de direitos autorais porque eu não posso ser acusada de lesar meu próprio direito.


Situações em que podemos verificar o plágio de um texto:

  • Alguém o publicou na íntegra sem a minha autorização e sem a indicação de autoria.

  • Alguém copiou partes do texto e colocou em outro trabalho, sem mencionar a autoria.


⚠️ Mas atenção!



A mera indicação de autoria não impede o plágio no caso de reprodução integral do texto! Para isso é preciso autorização do autor!


Por hoje é isso. Semana que vem falaremos mais. Deixa nos comentários o que você gostaria que eu comentasse sobre o tema dos direitos autorais!

14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page