top of page

Cinco dicas quentes para escrever romances

Atualizado: 24 de abr. de 2023



Boa tarde, pessoal. Inaugurando aqui uma seção sobre dicas de escrita e experiências de autora, que faz tempo estou querendo colocar “no papel”. Já tenho uma caminhada extensa pelo mercado literário, já li muito sobre dicas, escrita criativa, técnicas, e acho importante compartilhar conhecimento. Então, vamos lá?

Nada melhor para começar do que cinco dicas quentes, fervendo, dadas pela editora-chefe da Harlequin para quem quer escrever romances. A matéria completa, em inglês, pode ser lida aqui.

Dica #1 – Tenha química.

A dica de Joanne Grant é: se você vai descrever minuciosamente as cenas entre seu casal protagonista, ou se vai deixar o sexo implícito, isso não importa, mas “mocinho” e “mocinha” precisam ter química também fora do quarto. A tensão sexual entre eles deve ser perceptível para as leitoras, seja em um toque, uma fala, um olhar. Tensão sexual e química é o que vai deixar o seu casal irresistível para as leitoras!

Dica #2 – Faça seus personagens realísticos

Claro que não vai dar para fazer com que todas as leitoras se identifiquem com cada personagem, mas elas devem poder imaginá-los com facilidade, eles devem ser realistas o suficiente para povoar a imaginação delas. É importante expor os sentimentos e pensamentos dos personagens, e permita que elas conheçam as falhas desses personagens.

Dica #3 – Crie personagens que mereçam um ao outro

Joanne Grant diz que nossos personagens não precisam ser perfeitos, basta que eles sejam perfeitos um para o outro. Mesmo que eles não se percebam assim, no início, mesmo que o romance não aconteça de imediato, os personagens devem conter aquele lado oculto que o outro vai descobrir – e então se apaixonar.

Dica #4 – Crie momentos de escapismo

A verdade é: quem lê romances quer se desligar um pouco do mundo real, quer se sentir bem e embarcar em uma jornada com os personagens. Joanne Grant acredita ser importante momentos em que os personagens tenham sucesso, fiquem felizes, confessem seu amor, tenham reconhecimento. É importante balancear drama e alegria, momentos de sofrimento e tensão com muita água-com-açúcar para as leitoras.

Dica #5 – Termine com final feliz

Leitoras de romance querem finais felizes, e precisam acreditar que os personagens realmente conseguiram esse final feliz. Narre os pensamentos no futuro, um abraço derradeiro, faça com que as leitoras fechem o livro com aquela sensação de “e eles viveram felizes para sempre”.

É isso, galera, o que acharam? Eu fiquei ligada nessas dicas e confesso que estou aqui pensando se meus romances contém todas elas! Acho que vou lá checar cada um deles de novo! Por hoje é só, nos vemos amanhã!

45 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page